E-mail de contato

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Jogo Rápido - gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans.

Gordura:
Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, formando um triéster. Elas são chamadas de triglicerídeos, triglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis. As gorduras podem ser sólidas ou líquidas em temperatura ambiente, dependendo de sua estrutura e de sua composição. Usualmente o termo "gordura" se refere aos triglicerídeos em seu estado sólido, enquanto que o termo óleo, ao triglicerídeos no estado líquido.

A Gordura Insaturada é existente principalmente em vegetais,e é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono). Castanha-do-pará e abacate são alguns dos lugares onde é encontrada.
Ligação química - Faltam alguns átomos de hidrogênio em sua molécula e, por isso, ocorre uma ligação dupla entre os carbonos

A Gordura Saturada é um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Encontrada em carnes, azeite de dêndê, leite e derivados.
Ligação química - Cada átomo de carbono mantém uma ligação simples com outro carbono e está ligado a dois átomos de hidrogênio

E a Gordura Trans é um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Encontrada em lugares gostosos como: margarina, salgadinhos, sorvetes, etc.
Ligação química - Similar à da gordura saturada, mas os átomos de hidrogênio estão dispostos transversalmente (na diagonal), e não em paralelo, como ocorre com os ácidos graxos encontrados na natureza. Daí vem o nome "trans" !!!



Então, joguinho rápido de curiosidade !
Bom FDS !

Por camilla trigo
Fonte abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário